Torta de bolacha de chocolate e doce de leite

De grande porte

Existem muitas receitas de torta de bolacha.  Muitas.  Eu tenho várias para re-postar, inclusive, e outras tantas que irei testar.  Há as congeladas, outras mais cremosas, mas, todas, sem exceção, das que eu havia feito até conhecer esta, tinham o formato de pavê, feitas em travessa.
Esta de hoje foi feita pela minha filhota e eu amei o resultado.  Fica uma torta alta, úmida, deliciosa.  Majestosa, me permito usar este adjetivo porque ela impacta ao chegar à mesa.

Releitura da torta de bolacha

Os ingredientes desta torta de bolacha não têm grandes novidades, mas esta apresentação merece um post à parte.  Tem que tentar fazer com, pelo menos, duas horas de antecedência, para que fique bem assentada e não haja indesejáveis desmoronamentos.
Não especifiquei os ingredientes de maneira exata porque depende da altura que você prefira deixar sua torta e, também do diâmetro de sua forma.  Nós usamos com 25 cm.
Bora anotar os ingredientes para prepará-la neste final de semana?
Imagina a alegria de abrir a geladeira e ter esta delícia em casa!  #finaldesemanapode (amo esse hashtag! E você?)

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Bata o creme de leite, com fouet ou batedeira, até ficar um pouco mais firme, quase como chantilly.  Junte o doce de leite, em temperatura ambiente, e o chocolate.  Bata até ficar homogêneo.
Em uma forma redonda com aro removível, unte com o creme a base, ligeiramente.  Acomode bolachas apoiadas na parte vertical até ocupar toda a volta.  Faça uma camada de bolachas, molhando-as previamente no leite (coloque em um prato fundo).  Quebre em partes para fechar os cantinhos, procurando não sobrepor.  Coloque uma camada de creme por cima e repita a operação, isto é, molhe as bolachas no leite e acomode sobre o creme.  Por cima, mais uma camada de creme.
Esse passo-a-passo vai se repetir até chegar à altura onde termina sua forma.
Para finalizar você tem duas opções: ou termina com o creme, alisando-o ou fazendo risquinhos (veja na foto) ou passa creme, e, para terminar, bate umas 8 a 10 bolachas no processador ou liquidificador e coloca essa “farofa” por cima.  Você escolhe!
Quanto aos ingredientes do creme, é melhor fazer com maior quantidade, para que não lhe falte.  Eu usei uma forma de 25 cm.  Por isso é que coloquei as quantidades aproximadas.
Leve para gelar por umas duas a três horas e retire o aro na hora de servir.
Receba os aplausos com orgulho e alegria.

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve