Creme de abóbora com cenoura e laranja

Reinventar é preciso

O frio chega pra valer e, junto com ele, nosso desejo e necessidade de aquecermos a família com comidas fumegantes.  Para o jantar uma boa opção é servir sopas.  Mais leves ou carregadas de ingredientes, cremosas ou mais ralas, como a família preferir ou variando a cada vez, para “não  enjoar”.
Um bom prato de sopa é infalível.  Na quarta ou quinta colherada e você vai sentir essa deliciosa onda de calor descendo pelo corpo, descongelando os pés que passaram o dia sofrendo, duros de frio.  Eu amo sentir isso!!
Sopa creme de abóbora é uma das sopas clássicas, que a gente já conhece, mas por que não variar?

Creme de abóbora com cenoura e laranja

Foi minha filha quem me indicou esta receita de creme de abóbora, extraída do site StockFood.  Fizemos algumas adaptações propositais, como não colocar leite de coco, para deixá-la menos calórica, e outras por força das circunstâncias.  Não tínhamos salsão nem curry em casa e, assim, decidimos que poderíamos perfeitamente prescindir deles! rsrsrrs
De qualquer modo ficou uma sopa incrível, com um sabor surpreendente.  A laranja a torna muito especial!  Todos amamos aqui em casa!
Tanto que comprei esses dois ingredientes que nos faltavam para fazê-la novamente, de uma forma mais próxima da proposta do site de origem, e ver se ainda é possível que fique mais deliciosa.
Por tratar-se de um creme a escolha da abóbora da variedade cabotiá foi muito feliz.  Essa abóbora japonesa é mais cremosa e adocicada, deixando esta sopa perfeita.  Eu amo essa abóbora, amo de paixão.

O caldo

Para preparar esta sopa você vai precisar de caldo de legumes.  Se puder, prepare um caldo caseiro, que é mais saboroso e saudável.  Cozinhando cenoura, cebola, alho, louro, se tiver salsão, cheiro verde, já vai ficar um bom caldo.  Se preferir colocar um pedaço de frango junto, melhor ainda.
Se não tiver tempo ou for fã da praticidade, mesmo que não considere tanto o fator saúde, use um tablete industrializado.  Uma vez ou outra não vai fazer tanto dano, né?  (mas considere repensar seus hábitos, ok?)
Bem, agora vamos à receita!

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Com muita atenção e cuidado, descasque a abóbora e corte-a em cubos.  Corte também a cenoura em cubos.
Pique a cebola e o alho.  Lave a laranja, seque e rale sua casca.  Esprema seu suco também.  Tudo prontinho?  Vamos lá!
Aqueça três colheres de azeite em uma panela e salteie a cebola, depois o alho.  Junte a abóbora e a cenoura e refogue por um minuto.
Acrescente o suco e as raspas de laranja, mais o caldo e deixe ferver, em fogo baixo, por uns dez minutos.  Desligue e espere amornar para poder bater no liquidificador.
Enquanto isso limpe as sementes da abóbora que você reservou, retirando todas as fibras.  Enxugue com papel toalha e coloque em uma assadeira, temperando com a colher de azeite restante, a pimenta calabresa, sal e ervas.  Mexa e leve ao forno moderado por aproximadamente 20 minutos ou até que elas fiquem crocantes.  Não deixe escurecer pois isso as torna amargas.
Bata a sopa no liquidificador, devolvendo à panela.  Acerte o sal, tempere com noz moscada e pimenta.
Sirva quente, em tigelas, acompanhada das sementes tostadas temperadas.  Você pode salpicá-las ou servi-las ao lado, para que não amoleçam.
Hummmm!
Frio?  Quem está sentindo frio?

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: