Salada de almeirão e cebola

Será que sonhei?

Eu devo ter sonhado, sim, deve ter sido isso.
Vi almeirão na gôndola do mercado, todo viçoso e lindo, e rapidamente o coloquei no meu carrinho, feliz em estar fazendo uma vontade de minha filha.
Quando ela chegou do trabalho, com um sorriso XXG na face eu anunciei: “Manu!  Comprei almeirão!!!” com a certeza de que ela daria pulos de alegria.
Difícil descrever a expressão no rosto dela, misto de surpresa com compaixão (de quê minha mãe está falando?), estranheza, curiosidade…sei lá!
“Ah, é???”  Foi o máximo de efusividade e emoção que ela conseguiu demonstrar.
Depois, ficamos rindo, ao nos perguntarmos de onde foi que eu tirei isso de que ela tinha vontade de comer… ALMEIRÃO, algo que ela nunca havia comido! Hahahah

E agora, José?

Enfim! O almeirão já estava em casa, continuava bonitão, e foi assim que, navegando um pouco aqui outro acolá, esta receita de salada de almeirão e cebola roxa surgiu.  E vocês nem imaginam que delícia que é, com um toque bem italiano.  O amarguinho da folha fica suavizado com a doçura da cebola roxa e o azedinho do vinagre.  Uma ótima combinação de sabores!

Viva o almeirão!

O danadinho do almeirão é uma verdura muito rica em nutrientes, sabia?  Dá uma consultadinha com o profe Google pra ver!  Vitaminas, sais, substâncias que inibem o apetite, nooosssaaa, muita coisa boa!
Depois dessa vez ele entrou para nosso cardápio e, agora sim, sei que vou agradar minha filhota toda vez que eu o comprar.  Ela e todos aqui de casa.
Se você tampouco o conhecia, sugiro que o experimente.  Vai se surpreender!

Inverno e verão

Uma coisa é certa, a gente deve comer salada com vegetais frescos o ano inteiro, não somente em tempos de calor, viu?  O teor de nutrientes dos alimentos frescos é importante e muito necessário para a saúde de nosso corpitcho.  Portanto, vamos variar pra todo mundo ficar com vontade de comer!
Esta salada, por exemplo, vai ficar ótima acompanhando sua polenta com frango ensopado!  Aí só vai faltar dançar uma tarantela!

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Lave bem o almeirão.  Como toda verdura, a forma ideal é lavar bem em água corrente (com escovinha, se necessário), depois deixar de molho em uma solução de água com hipoclorito de sódio ou água sanitária, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água, lavando novamente em água corrente passados quinze minutos.
Escorra bem ou centrifugue e reserve na geladeira.
Fatie a cebola e pique o alho.
Em uma frigideira aqueça uma colher de azeite e refogue rapidamente o alho.  Junte a cebola e mexa uns instantes.  Retire, passe para uma tigela, junte a outra colher de azeite, o vinagre, sal e pimenta.
Na hora de servir, espalhe a cebola temperada por cima das folhas rasgadas.
Buon appetito!

 

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: