Rocambole de carne com cream cheese

Receita versátil

Adoro receitas versáteis.  Dessas que você aprende a base, e pode sair inventando versões.  Como risoto, uma lasanha, e tantos outros pratos.
O rocambole de carne entra nesta categoria.  Temperar a carne para que fique bem gostosa, aprender a técnica para enrolá-la e assá-la evitando que rache e fique seca, e pronto!  Aí é só variar o recheio, dando asas à imaginação.
Já perdi a conta de quantos tipos de rocambole de carne fiz.  Tinha muitos publicados no blog antes do esvaziamento forçado pela pane, e que pouco a pouco irei resgatando.
É uma receita super coringa, já que pode ser feito simplão, só com os ingredientes básicos, sem recheio (nesse caso eu o chamo de “pão de carne”) ou incrementá-lo com o que tiver disponível ou quiser comprar.  Algumas ideias são espinafre e ovo, presunto e ricota,  milho verde, brócolis…

O delicioso cream cheese

A ideia deste rocambole surgiu quando comprei uma bisnagona de cream cheese.   Eu acho esse queijo cremoso uma delícia, pela suavidade e cremosidade.  Tanto nas deliciosas cheesecakes que faço e comercializo (a de morango e de amora são incríveis), quanto no pão integral na hora do café da manhã, junto com mel.
Na verdade gosto do cream cheese de qualquer jeito.  Nas comidas salgadas é delicioso.  Em recheios de produtos de panificação para lanches, em escondidinhos, na pizza.  Hummm! Tudo me dá água na boca!
E, nas sobremesas, ele é fantástico.
Ah, sim!  Se você passar a adotá-lo como um ingrediente mais corriqueiro, sugiro que compare o preço entre a embalagem pequena, de 150 g, e a bisnaga, que tem de 400 g e de 1,5 kg.
Sabia que o cream cheese  surgiu nos Estados Unidos no ano de 1872?  Se quiser saber mais sobre sua história acesse =>aqui.

Rocambole de carne com cream cheese

Neste rocambole o cream cheese surpreendeu o paladar, por ser mais fresco e leve.  Um resultado bem diferente da maioria dos rocamboles que já fiz.  Eu amei.

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Descasque e pique a cebola e o alho.  Coloque uma colher de azeite em uma frigideira e salteie esses temperos.  Deixe esfriar.
Tire o caroço e pique as azeitonas.  Pique também o pimentão.
Em uma vasilha misture a carne, o ovo, azeitonas, temperos refogados, pimentão, a farinha, sal e pimenta e o cheiro-verde.
Mexa muito bem até que a mistura fique homogênea.
Abra o saco sobre a mesa e despeje a massa de carne sobre uma das metades.  Cubra com a outra parte e, com auxílio de um rolo de macarrão, estique tudo de maneira que fique no formato de um retângulo.
Distribua o cream cheese no centro e enrole a carne por cima, ajudando com o saco plástico.  Unte com uma colher de azeite uma assadeira, preferencialmente antiaderente, acomode o rocambole, regue com a última colherada de azeite, e leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.
Retire depois de alguns minutos e decore a gosto, com folhas de manjericão, pimenta biquinho, maionese, azeitonas, alface ao redor...como quiser!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: