Lombo de porco assado com molho de azeitonas

Porco em alta

Agora já é fato.  Praticamente todo mundo sabe que a carne suína é uma das mais saudáveis, confiáveis, limpas e magras.  Sim, magras!  Associar carne de porco à proveniência de um lugar sujo, cheio de dejetos, de lama, a uma grande “porcaria!!”, sim, é coisa do passado.
Os criadores foram se adequando às normas sanitárias e hoje podemos comer essa carne de olhos fechados.  Especialmente quando a receita que você prepara é uma delícia e você fecha os olhos enquanto exclama seu “hummmmmm!!” mais profundo.  Como acontece ao provar este lombo de porco assado com molho de azeitonas.  Hummmm!  Ai, ai…só de me lembrar do sabor já fico assim!

Mais vale tarde que nunca

Copiei esta receita de lombo de porco assado com molho de azeitonas de uma revista Ana Maria há mais de vinte anos, acredita?  O mais incrível é que só agora tenha resolvido testá-la!!! (cada um tem seu timing, tá legal?).  Quanto tempo perdido! Este lombo de porco assado fica bem saboroso e a receita estava aqui, em um caderninho, silenciosa e inerte por tanto tempo…

Lombo de porco assado

O lombo suíno é uma carne muito suculenta, e este molhinho, de sabor provocante e cor intensa, surpreende.
Ele é feito utilizando uma das técnicas para preparar uma boa carne assada com molho e que é o ato de acrescentar líquido ao caldo que fica na assadeira, raspando esse fundo.  Hummm!
Quer um conselho? Não faça como eu.  Não perca tempo e prepare já esta receita fácil e deliciosa!

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Descasque e amasse o alho.
Tempere o lombo com sal, pimenta e alho.  Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 200°C por uma hora.  Provavelmente irá soltar caldo, mas, se isso não acontecer, coloque um pouco de água quente, algumas vezes, para que não seque o líquido da forma.
Passado esse tempo tire o papel alumínio e volte a carne ao forno, deixando até dourar.  Retire, passe para uma travessa, reservando a assadeira com o caldo.
Nela coloque o vinho e as azeitonas.
Leve ao fogo baixo, mexendo devagar, misturando todos os ingredientes, até que ferva.
Fatie o lombo e sirva com o molho de azeitonas.
Que delícia!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: