Lasanha de berinjela com presunto e queijo

O fã clube

Na minha família sempre houve um fervoroso fã clube da lasanha.  Só faltava ter carteirinha, sede própria e cobrar anuidade.  Anunciar que haveria lasanha no domingo era motivo de festa, de muita alegria. Iuuuhuuu, era a reação! E, seu eu perguntasse, chegando o final de semana, o que queriam que eu preparasse, poderia ficar rica apostando nessa opção. Assim como o strogonoff, bife à parmegiana ou risoto, lasanha era uma das recordistas na preferência familiar.
O coral de “hummmsss” e “nossaaaas” que acompanhava a chegada da lasanha fumegante, gratinada e cheirosa à mesa fazia meu coração se encher de satisfação.  Lasanha e família reunida constituíam um passaporte para a alegria e o exercício do verbo amar.
Quando comecei a substituir a massa por berinjela, ou até abobrinha, porém, tive que administrar o surgimento de algumas caretas desconfiadas, nada felizes, da minha turminha.  Afortunadamente esse processo foi bem fugaz.  Bastou saborearem as primeiras para mudarem de opinião.  De qualquer modo, normalmente a fazia com o recheio clássico de bolonhesa.  Isso até esta vez, quando quis inovar.

Lasanha de berinjela

A substituição da massa por fatias de berinjela é uma alternativa menos calórica e mais saudável para esse prato tão bem-vindo nos dias mais frios.  Hoje muita gente faz essa opção, já que o prato se popularizou bastante.  Mas geralmente é feito com o recheio de carne, como havia dito e como eu mesma costumo fazer.
Mas esta lasanha de berinjela com presunto e queijo foi uma muito grata surpresa para o paladar.  A ideia nasceu de um excedente de recheio que havia feito para uns pães. Aqui em casa somos adeptos à política do desperdício zero, por ideologia e por economia.  E por isso pensei em aproveitá-lo para um almoço.  Deu muito certo.  Ficou deliciosa esta lasanha!
E quanto às caretas?  Só de alegria!

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Lave e fatie as berinjelas no sentido do comprimento com a largura aproximada de 1 cm. Cozinhe em água fervente com sal rapidamente, apenas 2 minutos.  Escorra, passe na água corrente para interromper a cocção e reserve, escorrendo.
Prepare o molho de tomate, da forma tradicional.  Todo mundo sabe, mas acolhendo os mais novatos, vamos lá à explicação.
Descasque e elimine as sementes dos tomates e pique-os.  Pique também a cebola e o alho.  Aqueça em uma panela o óleo e doure a cebola.  Some o alho e mexa.  Depois o tomate picado e deixe cozinhar, mexendo.  Adicione o extrato, a água, os temperos e cozinhe em fogo baixo até ficar um molho mais encorpado. Não pode ser muito líquido, diferentemente de quando fazemos a lasanha tradicional, com massa.  A berinjela não absorve o líquido excedente e ninguém quer tomar sopa de berinjela, né?
Enquanto isso prepare o recheio propriamente dito.
Pique o presunto, tire a pele e as sementes do tomate e pique-o.  Rale a mussarela e a ricota.  Misture tudo isso em um bowl juntamente com os demais ingredientes para temperar.
Prontinho?  Agora a montar a lasanha!
Em uma travessa refratária (isto é, que possa ir ao forno), untada com azeite, coloque um pouco do molho, uma camada da berinjela, molho de tomate, o recheio de presunto e queijo e todo o catupiry.  Repita a operação: berinjela, molho, recheio.  Finalize com a mussarela ralada ou parmesão.
Por último leve ao forno por aproximadamente 30 minutos para que doure o queijo por cima e fique tudo bem quente e delicioso.
Sirva acompanhado do seu melhor sorriso.
E, se quiser, também arroz integral e salada.  Abraçoooo!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: