Guisado de carne e grão de bico

Sobe e desce

Não sei como é na região onde você mora, mas aqui a temperatura anda uma loucura, num sobe e desce que ninguém mais sabe dizer se é inverno ou verão.  Sim, porque não há temperaturas próprias das estações intermediárias, quase.  Jaqueta e cachecol num dia, short e regata no outro!!
Mas agora, como de novo voltou o frio, vamos focar em receitas de comidas que nos aqueçam, ok?

Guisados

Tem coisa mais fumegante e apetitosa que um guisado no inverno?  Na panela carne e legumes borbulhando, misturando seus sabores e aromas.  Você destampa a panela e…ahhh! Sobe aquele delicioso cheirinho!  É comida que lembra a infância, a casa da vovó.  Comida que faz bem.
E qual é o guisado de hoje?

Guisado de carne e grão de bico

A-DO-RO grão de bico.  Aqui em casa todos gostamos muito.  Por isso, ele vive aparecendo na nossa mesa.  É gostoso e muito nutritivo, contendo diversas vitaminas, cálcio e proteínas.
Por isso, pensando em fazer algo bem quentinho, hoje resolvi inovar e o misturei com carne. Também juntei temperos e cenoura, para dar sabor e colorido.  Quando concluí minha alquimia, o resultado foi este guisado de carne e grão de bico divino.  Eu amei.
Junto com arroz integral compõe um almoço nutritivo, leve e saudável.  Tudo que a gente precisa para enfrentar este friozinho com energia.

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Na véspera, coloque o grão de bico de molho, coberto com água.  No dia seguinte troque a água e leve-o para cozinhar em panela de pressão por 20 minutos.  Desligue, espere sair a pressão e escorra.  Reserve.
Tire as gorduritchas dos bifes e corte-os em fatias como se fosse para fazer estrogonofe.
Pique a cebola e o alho.  O pimentão vai ser em fatias e o tomate, picado, mas depois de ter tirado sua casca (é só colocar em uma panela com água quente por menos de um minuto.  A pele sai fácil!).
Descasque e corte a cenoura em fatias, na diagonal, que é mais chramosinho.
Em uma panela de pressão aqueça o óleo e doure a carne.  Faça isso em fogo forte para que não solte “água”.  Mas, se isso acontecer, seja paciente e espere secar para que frite um pouco.   Junte a cebola e deixe dourar, depois o pimentão e o alho.
Por último, o tomate.  Tempere com sal e pimenta, verta a água, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 20 minutos.
Abra a panela, coloque a cenoura e deixe uns dez minutos.  Quando estiverem quase macias as cenouras, some o grão de bico e deixe apurar, isto é, reduzir o caldo e os sabores se misturarem.
Polvilhe a salsinha picada e sirva, bem quente, acompanhado de arroz.  Integral, de preferência, já que a ideia é se alimentar de forma mais saudável.  Belê?
Abraços e até amanhã.

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: