Fusilli ao molho cremoso de abóbora e alho poró

Receitas da nonna…

Quando fiz meu curso de Gastronomia, um dos professores, o viajado Raphael Cruz, levou para a sala de aula dois livros italianos.  Estávamos estudando a rica culinária daquele país e ele os levou para ilustrar a teoria.
Bastou eu dar uma folheada nas coloridas páginas para sentir minha boca se encher de água com imagens e descrições tão apetitosas.  Parecia que podia sentir os aromas e os sabores!  Ah, como eu adoro massas!
Não resisti e, no final da aula, pedi para ele um dos livros emprestado, o encantador LE REICETTE DELLA NONNA que, em tradução literal seria AS RECEITAS DA VOVÓ.

E ora, Joseph?

La nonna, suas ricette e eu fomos para casa.  E agora, José?  Bem, eu estudei um ano de italiano, quando adolescente, morando em Buenos Aires.  Mas isso foi há uma vida atrás.  De qualquer modo, tanta era a vontade de beber da fonte, de pegar receitas italianas, de um livro da Itália, e ainda com receitas de vovozinhas, receitas tradicionais, que me lancei numa desenfreada parceria com o Google tradutor para copiar várias que testaria a seguir.

Fusilli ao molho cremoso

Uma das receitas que me deixaram com água na boca foi esta, de fusilli ao molho cremoso de abóbora e alho poró, ou bucatini zucca e porri, como é no original.
Fica um molho muito cheiroso, cremoso, saboroso!  Esta nonna sabe o que faz!

E é molto fácile!

Ah, sim, bucatini, ou fusilli, é aquele macarrão comprido, tipo espaguete, só que furado, como um caninho, um canudinho.  Daquele que você vai chupando para levar à bi=oca e ainda faz um assoviinho. Hahhaha
Vai por mim, é um molho diferente e muito bom.  Quando o conheci nem sonhava em ser vovó, mas agora já o sou e palavra de nonna que este macarrão vai fazer sucesso em sua casa!

 

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Descasque a abóbora (com cuidado, por favor!  Sabia que a abóbora é recordista em causar acidentes na cozinha?) e corte-a em cubinhos.  Cozinhe no vapor (colocando em uma peneira de metal sobre uma panela com água fervente) por 15 minutos até ficar macia.  Reserve ¼ e amasse o restante em um prato com garfo.  Reserve. Em uma panela derreta metade da manteiga, junte a abóbora amassada, o leite e o creme de leite.  Tempere com sal e pimenta e cozinhe por uns 8 minutos, em fogo baixo, até obter um creme bastante denso.
Depois de limpar o alho poro tirando a parte verde (guarde-a para sopas, fica ótimo!), a raiz e as partes externas mais duras, fatie a parte branca, bem fininha.  Leve ao fogo em uma frigideira antiaderente, junto com o restante da manteiga, a manjerona (reserve uns raminhos para a decoração), sal e pimenta, mexendo um pouco para que tome gosto.  Junte com o creme de abóbora na panela e cozinhe por 10 minutos.  Adicione os cubinhos de abóbora e só aqueça.
Paralelamente cozinhe o macarrão bucatini em abundante água com sal até ficar al dente.  Escorra o macarrão e sirva-o imediatamente coberto pelo molho cremoso.
Se precisar aguardar um pouco para servir é conveniente que passe o macarrão na água fria para interromper o cozimento, evitando que vire uma papa, certto?
Buon appetito!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: