Filé de panga ao forno

A gente deveria…

Com exceção do peixe frito, que acho bem gostoso, mas cujo cheiro em minha cozinha prefiro evitar, o peixe assado é a melhor forma para consumir esse tipo de carne.  Ao menos esse é meu ponto de vista.
Dizem que a gente deveria comer em torno de doze quilos de peixe por ano, o que significa, em rápido cálculo, uns 250 g por semana, aproximadamente.  Observa-se, porém, que aqui no Brasil, consumimos cerca de 8 quilos. Na minha casa, então, creio que não chegamos a cinco!!!!  Por isso, se você é como a gente, preste muita atenção.  Talvez o filé de panga ao forno que vou te apresentar seja uma ponte para os bons hábitos.

Filé de panga ao forno

Achei a inspiração para esta receita no site tudogostoso, mas fiz umas pequenas adaptações.
Genteeeem, que delícia!  A combinação de ingredientes é bastante clássica (peixe, batata, tomate, cebola, pimentão, azeitonas, azeite…), mas o grande diferencial do prato foi o peixe, ESTE PEIXE!!  Que delícia, que carne macia, suculenta, suave! E sem espinhas!!

Grande panga!

Foi então, depois de ver que valia a pena, que resolvi pesquisar mais e acabei descobrindo que o processo para comercialização do bichinho passou por rigorosíssimos processos de controle, tanto na exportação da Ásia, quanto na importação, pelos órgãos responsáveis aqui no Brasil.  Li que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, realizou uma série de análises e o peixe foi aprovado sem restrições.  Yessss!
Portanto, abram alas para o Panga!!!!
E é muito bom! Sem espinhas, carne macia, mas firme, branquinha, de sabor suave, me fez lembrar ao bagre, peixe do qual também gosto muito, só que sem o sabor de terra!!!
Agora veja a receita de filé de panga ao forno e se jogue de cabeça!

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Descasque as batatas e corte-as em fatias grossas ou cubos e cozinhe, em água com sal, até ficarem cozidas, porém firmes.
Corte os filés em pedaços menores (cada filé em umas cinco a seis partes).  Tempere com o suco do limão, sal e pimenta.
Fatie a cebola e o tomate.  Corte o pimentão em tirinhas.  Tire o caroço das azeitonas e fatie-as.
Regue um refratário pequeno com azeite e distribua as fatias de tomate.  Tempere com sal.  Espalhe as rodelas de cebola e, por cima delas, o peixe.  Distribua também as batatas, pimentão e azeitonas.  Regue tudo com mais azeite de oliva.
Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente meia hora.  Retire o papel e deixe assar mais uns dez minutos.
Sirva acompanhado de arroz e salada.
Hummmm!
Que delícia!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: