Filé de frango ao molho de limão

O amado sassami

Há pessoas e coisas que passam pela nossa vida.  Outras vêm e ficam.  Para sempre.  Ou quase isso.
O filé de frango sassami é uma dessas coisas.  Desde que nos conhecemos nunca mais nos separamos.  Meu freezer não seria meu freezer se nele não houvesse pelo menos um quilo desses filezinhos.  Quando vou ao hipermercado, geralmente trago dois ou três pacotes de um quilo.  Daquele em que os filés estão congelados soltinhos.
Essa parte do peito de frango é mais suculenta que o restante, especialmente se bem preparado, e é muito prático!
Dizem que tem pouca gordura e baixo colesterol, portanto, é um aliado para a saúde.  Enfim, o amor não se explica, se sente, e eu adoro cozinhar com esta carne de frango.  Se você não planejou nada, em 5 minutos descongela alguns e, simplesmente grelhados, ficam deliciosos.  Um baita coringa!

Por que sassami?

Você é curioso como eu?  Nunca te ocorreu se perguntar o porquê desse nome em japonês? Sassami!  Pesquisando um pouco (louvado seja, nosso incrível professor Google!!) descobri que o nome foi dado pela semelhança com a folha do bambu que, em japonês, tem o nome de sassa.  E o mi?  Mi significa, também em japonês, corpo, ou porção de um corpo.
Então, senhoras e senhores, se você for perguntado pelo Luciano Hulck no programa Quem Quer Ser Milionário o que significa sassami, vai poder responder: “a porção do corpo do frango que parece uma folha de bambu” e vai ficar milionário!! (se você não me procurar para me dar de presente uma cozinha lindona com bastante espaço e eletrodomésticos da Kitchenaid vou ficar muito chateada, viu???)

Variar é preciso!

Está certo que o filé sassami é um coringa, que é prático, que nos salva de apuros e que é gostoso, mas não dá pra enjoar a família preparando-o sempre do mesmo jeito, né?  Por mais amor que haja, a rotina mata!  Isso se aplica a tudo, viu?  Por isso, varie o tempero, o molho, a forma de cocção e explore os diferentes sabores que o ingrediente pode oferecer.

Filé de frango ao molho de limão

Foi num dia desses em que queria surpreender, variar, inovar, que encontrei esta receita maravilhosa de filé de frango ao molho de limão no blog receitasqueamo.  E eu também amei!
Fica um molho cremoso, bem azedinho (eu adoro sabor cítrico nas comidas!), a aparência bem apetitosa e o filé, suculento.

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Tempere os filés sassami, com alho, sal e pimenta (use, de preferência, alho in natura, sempre é mais gostoso!)
Passe-os na farinha de arroz (ou mix de farinhas sem glúten), para empanar, sacudindo-os um pouco no final para retirar o excesso.
Aqueça o óleo com metade da manteiga e frite os filés, de ambos os lados, até dourar.  Retire-os e reserve.
Prepare o caldo e ferva-o junto com o limão e as raspas.  Despeje na frigideira (ou wok!) onde fritou o frango, raspando o fundo para misturar o sabor.  Adicione a manteiga reservada, acerte o sal e a pimenta.  Coloque os filés nesse molho e deixe cozinhar, em fogo baixo, com a panela tampada, por 5 a 8 minutos.
Sirva bem quente com salsinha picada por cima.
Delicie-se!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: