Esfiha de presunto e queijo

O que é uma esfiha?

Esfiha ou esfirra (por mais esquisito que pareça, é assim que a palavra foi aportuguesada) é um salgado assado originário da Síria e do Líbano e que ganhou popularidade também no Brasil, Argentina e outros países do Oriente Médio principalmente.

Foz do Iguaçu e os árabes

Obviamente que se você é conterrâneo meu deve estar fazendo aquela cara de “não diga?!” cheio de tédio e ironia já que aqui em Foz do Iguaçu e região a gente tropeça nas esfihas pela rua, de tão comuns que são.  Bem…não chega a tanto, mas, sendo aqui a segunda maior concentração de árabes no País (perdendo só para Sampa) e a primeira no Estado do Paraná, há muito restaurante com a culinária típica deles, e até em outros, assim como padarias e supermercados, elas são incluídas no cardápio.

Esfiha de presunto e queijo

As esfihas podem ser abertas ou fechadas.  Geralmente seu recheio ou cobertura é de carne bovina, carne de carneiro, coalhada, queijo, verduras… Esta receita de esfiha de presunto e queijo foi uma invenção minha e a massa é uma delícia!  Quando a esfiha é fechada é importante que o recheio fique de certo modo “moldável” para que não se esparrame quando você mexe na massa para fechá-la.  Aqui consegui isso adicionando ricota e ficou muito bom, com a consistência perfeita!  Pode fazer que vai dar certo.  Fica um lanche maravilhoso.

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Comece pelo recheio, ralando a ricota e a mussarela, picando o presunto e juntando os demais ingredientes.  Misture muito bem.
Agora a massa.  Misture o óleo, açúcar, sal e o fermento, junte a água morna, em seguida a farinha de trigo aos poucos, com as pontas dos dedos.  Sove por alguns minutos (sovar é amassar, viu, minha gente?), até que a massa fique elástica.
Prepare os salgados, esticando a massa com rolo, cortando quadrados e colocando no centro uma colherada generosa do recheio.  Feche juntando as pontas, apertando as arestas e formando uma “trouxinha”.  Pincele gema de ovo e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.
Esta receita rendeu 20 esfihas grandes.
Que delícia!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: