Empadão integral de presunto e queijo

Atendendo a pedidos

Fiz esta receita de empadão integral de presunto e queijo a pedido de minha norinha.  Faz tempo que sonha em que eu produza este tipo de lanche para comercialização para casais como eles, que não têm tempo de cozinhar e querem comer de forma saudável e gostosa.
Essa é uma realidade, eu sei, e deve haver um número grande de pessoas que se encaixem nesse perfil.  Pensando bem, mesmo que não haja tantos casais assim, do jeito que minha nora e filhote são gulosos, atendê-los já garantiria uma boa demanda.
Mas eu, do ponto de vista comercial, mergulhei no mundo dos doces já há um bom tempo, pois é o que mais gosto de fazer.  Pela minha experiência também é o que as pessoas mais desejam.
De qualquer modo, para atender ao clamor deles, inventei este empadão integral de presunto e queijo que ficou bem saboroso, com massa sequinha.

Saudável ou podre?

Sei que há quem não troque a massa podre por nada.  De fato, se você não encucar com a questão da saúde, a massa feita com banha, crocante, que se desmancha na boca, é bem mais gostosa que esta… Já se você se preocupa em ingerir menos gordura e mais alimentos funcionais, vai curtir a presente versão mais natureba.

Variáveis

Você pode fazer esta massa, mas com outros recheios, como frango, palmito, brócolis, e multiplicar as quantidades para fazer seu pequeno estoque salvador da pátria para os momentos de correria e fome.  Ou mesmo para vender (depois você me passa a comissão pelos direitos autorais).
Eu usei uma forminha de alumínio, descartável, já que estava avaliando a hipótese da comercialização… Não deixa de ser uma excelente ideia, mas eu optei por manter o foco nos doces.  Pelo menos por enquanto, já que do amanhã ninguém sabe.  Como diz o velho ditado: Nunca digas de este empadão não hei de fazer.
Rsrsr

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Comece pelo recheio.  Rale a ricota (ou desmanche com a ponta dos dedos).  Pique o presunto e o queijo.
Misture em uma tigela esses ingredientes, mais o azeite, sal (pouco!), orégano, requeijão, ovo.  Lave o tomate, corte ao meio (se for grande), retire as sementes e pique.  Adicione à mistura anterior, mexa e reserve.
Agora a massa, misturando todos os ingredientes, mas somente metade do ovo batido (reserve a outra metade para pincelar o empadão).
Mexa com garfo e depois com a mão, tentando amassar somente o suficiente para dar liga na massa.
Com auxílio do rolo de macarrão, estique um pouco mais da metade da massa e forre a forminha, descartável ou não.  Coloque o recheio.  Estique a outra parte da massa e cubra o recheio, apertando as bordas.
Misture umas gotas de mostarda ao ovo batido que sobrou e pincele a massa.
Leve para assar por aproximadamente 35 minutos, ou até ficar dourado, em temperatura moderada.
Retire, deixe amornar e saboreie, ou congele, para outra ocasião.
Bom apetite!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve