Creme de chuchu com calabresa

Meu chuchu!

Chuchu é uma hortaliça esquisita, engraçada, pelo menos, convenhamos.  Já começa no nome.  Parece uma brincadeira.  Tem que fazer biquinho pra falar.  Chu-chu. Tão engraçado e fofo é o som que a gente usa quando quer se referir a alguém de quem gostamos muito.  Ou vai dizer que nunca chamou alguém de “meu chuchuzinho”?   =D  Não?  Então você nunca amou de verdade! kkk
Tão comum e rústico esse vegetal é, que a gente cresceu familiarizado com a imagem das cercas nas casas em que a planta vai trepando e deixando seus frutos lindos, leves e soltos.  Bem, apenas soltos, digamos, porque não são lá muito lindos e, quanto à leveza, é meio relativa, já que são ricos em água, e, por consequência, bastante pesados em relação ao seu tamanho…
Mas eles existem nos supermercados e feiras, sim!

Um basta ao preconceito!

Muita gente afirma, fazendo até uma careta de desdém, que chuchu é sem graça. Um alimento pobre, de todo ponto de vista.  Eu mesma o encarei assim por muito tempo, ignorando sua presença nas gôndolas dos supermercados e jamais lhe concedendo o benefício da dúvida.  Era sem graça e pronto!  Pra que levar pra casa?
Demorei em compreender que, na verdade, é um fruto de sabor…DELICADO, e não sem graça!  Essa característica, inclusive, é que o torna tão versátil na culinária.
Foi apenas recentemente, quando minha filha iniciou sua dieta low carb, que o reconheci como um forte aliado, especialmente nos cremes deliciosos que ela começou a preparar e que eu saboreava, encantada!
Ele é rico em fibras, vitaminas, sais minerais e pouquíssimo calórico, minha gente!!! Ai, chuchu, meu chuchuzinho, como eu gosto de você! (vai praticando a falar isso, vai, sei que vai chegar tua hora rsrsrsr…)

Creme de chuchu com calabresa

Esta receita de creme de chuchu com calabresa, nada mais é do que um plus ao creme que minha filha fazia.  Agora que o inverno finalmente parece que vai chegar, é uma das sopas que você pode preparar para aquecer as noites, de forma nutritiva, pouco calórica e saciando bem a turma.
Vamos ver o que precisa?

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Descasque, tire o miolo, lave e pique em cubos os chuchus.  Pique a cebola e o alho.
Em uma panela aqueça o óleo e salteie a cebola até dourar.  Junte o alho, mexa e adicione o chuchu em cubos.  Deixe refogar por um par de minutos.   Junte a água.  Dependendo de sua preferência, uma sopa-creme mais rala ou mais espessa, coloque mais ou menos água.  Tempere com sal e pimenta.
Deixe ferver por uns dez a quinze minutos ou até o chuchu ficar tenro.
Espere amornar e bata no liquidificador.
Enquanto isso, tire a pele, fatie e doure a calabresa em uma frigideira, sem adicionar óleo.
Devolva a sopa à panela, some a calabresa, o creme de leite, corrija o sal, se necessário, aqueça bem e sirva.
Ahhh, delícia!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: