Bolo zebra de chocolate e baunilha

Nova roupagem para um clássico

Desconheço qual é sua opção dentro da cozinha, se repetir eternamente as mesmas receitas, ou se aventurar em testes, para inovar e surpreender.
Particularmente, prefiro a liberdade de experimentar novos ingredientes, sabores e modos de preparo.  O risco é o de, eventualmente, algo não dar certo, e dar muita risada com isso.  Mas a chance de aprender e descobrir delícias não tem preço!

O bolo zebra

Hoje trago a receita de um bolo muito conhecido, o chamado “bolo mármore”.  Intercalando porções de massa clara e escura cria-se o efeito que lhe dá o nome.  Mas hoje ele vem com uma cara diferente: o bolo zebra. Graças a uma técnica bem simples, é possível dar esse visual todo charmoso com as cores que lembram a pelagem do pitoresco animal que habita as savanas africanas.  Não é lindo?

Foto: Zoo San Diego

Fica um bolo fofo e gostoso que acompanha divinamente o café ou chocolate quente nas tardes frias, ou um bom copo de leite gelado, no calor.  Com uma bola de sorvete também vira sobremesa!

Nada se perde…

Se sua turminha “dormir no ponto”, e o bolo começar a ficar esquecido num canto, pode cortá-lo em fatias e torrar, para obter um biscoito doce maravilhoso.
Ah, sim! Colocar cobertura ou não é mais um exercício de livre arbítrio.  E o morango gigante da foto…ahhhh, essa foi a decoração da hora!

Classificação da Receita

  • (5 /5)
  • (1 Classificação)

Instruções

Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma com aro removível.
Em uma vasilha misture o açúcar com a manteiga e junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição. Junte a farinha peneirada, o leite, a baunilha e bata novamente (pode ser com colher, energicamente).
Na batedeira, bata as claras em neve e reserve.  Agora sim pode usar a batedeira na massa por uns três minutos, para que fique bem cremosa e homogênea.
Desligue e, com espátula, junte as claras, com movimentos envolventes. Depois o fermento e misture.
Separe metade da massa na vasilha onde bateu as claras e junte o chocolate em pó.
E agora vamos à novidade da técnica!
Com duas colheres grandes ou conchas, coloque alternadamente uma medida de massa clara e escura de cada vez.  Inicie com a massa clara, colocando no centro da forma, pegue da escura e a sobreponha, com cuidado, bem no centro.  De novo uma clara por cima da escura, e assim por diante, de maneira que cada nova cor, colocada por cima e no meio, empurre a anterior para os lados.
Leve para assar em forno médio por uma hora (faça o teste do palito).
Espere esfriar para desenformar. Depois de desenformar vire-a para que o lado dourado fique para cima, a menos que queira cobri-lo.
Para fazer a cobertura, cozinhe a lata de leite condensado com a manteiga e o chocolate em pó, em fogo baixo, mexendo sempre até começar a ver o fundo da panela.  Pode acrescentar uma colher (sopa) de creme de leite quando esfriar, para deixar mais cremosa.  Espalhe por cima
Delícia!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: