Bolo de laranja sem glúten com calda

Uma questão de preferência

Sempre gostei de cozinhar, desde criança.  Adorava brincar de programa culinário da TV com minha irmãzinha que –óbvio!- fazia as vezes de auxiliar de cozinha, correndo pra lá e pra cá, tadinha!
Como em tudo nesta vida, ao longo do tempo a gente vai definindo algumas preferências.  Na culinária, isso também acontece, claro.  Assim, hoje todos sabem aqui na minha família que eu adoro fazer bolos e sobremesas.  Em segundo lugar vem os pães, depois pizzas e, na sequência, as massas.  Sorte minha não ter tendência para engordar!!

Fruto do desejo

Mesmo com a família hoje reduzida, faço muitos bolos, tortas, muffins, tarteletes, rocamboles, cupcakes, enfim, doces!  Minha mãe, que teve o diagnóstico da doença celíaca há uns três anos, vive tentada, e eu procuro intercalar o preparo de doces com glúten, que eu gosto e posso comer, e outros sem, para que ela possa se deleitar.  E agora minha filha também teve o mesmo diagnóstico no mês passado (!!).
Assim, um dia destes acordei pensando em fazer um bolo sem glúten para minha mãe parar de suspirar de vontade.  E foi engraçado porque, quando anunciei isto pra ela, no mesmo instante se iluminaram seus olhos de alegria, enquanto me pedia: “você pode fazê-lo de laranja com caldinha?”  Hahhaha.  Estava com desejo!

Bolo de laranja sem glúten com calda

Corri pra internet, achei um monte de receitas, mas acabei optando pela proposta do site receitadodia para fazer este bolo de laranja sem glúten.
Para variar, fiz alterações, duas!  Incluí raspas de laranja e substituí o açúcar de confeiteiro para a finalização, pela caldinha desejada por minha madrecita.
Ficou um bolo muito fofo, fofíssimo, incrivelmente perfumado e bem gostoso.
QUATRO pedaços ela comeu de uma vez!! Acreditam?  Hahahah
Para a hora do chá, não pode haver companhia melhor.
E a boa notícia é que é um bolo tão gostoso que todo mundo vai se deleitar, intolerantes ou não.

 

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Unte e polvilhe uma forma de bolo com buraco no meio.  Aqueça o forno.
Coloque no copo do liquidificador o suco de laranja, as gemas, açúcar e o óleo e bata até ficar um creme homogêneo.
Passe-o para um bowl e adicione a farinha peneirada com o fermento, mais as raspas, mexendo com fouet até ficar bem misturado e homogêneo.
Bata as claras em neve e junte-as à massa, com movimentos envolventes.
Passe para a forma preparada e asse em forno pré-aquecido em temperatura média, por aproximadamente 25 minutos.  Faça o teste do palito e, se sair seco, tire do forno.  Só desenforme depois de morno ou frio, para não quebrar.
Enquanto isso prepare a calda.
Leve ao fogo, em uma panelinha, todos os ingredientes e deixe cozinhar, em fogo baixo, até começar a reduzir e ficar mais “encorpado”.
Derrame por cima do bolo.
Prepare um chá, convide alguém que você ama, e viva um momento feliz.
Abraços e até amanhã!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: