Bolo de fubá com goiabada sem glúten

Bolo de fubá com goiabada

Nesta época do ano, especialmente neste mês, uma das referências mais recorrentes que temos para agradar nossa família na hora do chá, ou para levar a uma reunião temática de festa junina, é o tar (com r, sim sinhô, meu cumpadi!) do bolo de fubá.  Você já comeu bolo de fubá com goiabada?  Naummmm??? É bom dimaisdaconta!!!
Por isso, quando encontrei a proposta deste bolo de fubá com goiabada sem glúten, fiquei numa alegria que só vendo!  Sim, porque ninguém merece fazer dois bolos de fubá, um com e outro sem glúten e ter intolerantes em casa faz a gente ficar cheio de espírito investigador.  Não sosseguei até achar um que fosse bacana pra toda a galera.

Menu sem glúten

Neste caso, foi no blog de minha querida e fofa prima Carol, o Menu sem glúten, que encontrei a receita original.  Desde que minha mãezinha teve a doença celíaca diagnosticada, ela foi meu leme, meu guia, especialmente nos primeiros passos.  Eu não sabia por onde começar e foi graças ao seu blog, ao seu vasto repertório de receitas e suas dicas maravilhosas, que fui rapidamente compreendendo que é possível ser feliz, sim, mesmo sem glúten.
Naquela época do diagnóstico, eu estava terminando o curso de gastronomia, preparando meu trabalho de conclusão de curso, fazendo provas, relatório de estágio…ufff!  Um ritmo meio maluco e ainda estava trabalhando!
Por isso foi tão importante ter um blog no qual pudesse confiar.  Ninguém merece sair preparando algo, usando ingredientes, e depois ter uma “gororoba” como resultado.
Carol é celíaca e, por isso, só prepara comidas sem glúten. Tem muita experiência!
Aqui em casa só minha mãe é intolerante e, por isso, também convivemos com os cereais que ela não pode comer.

A receita do bolo

Este bolinho é divino.  Muito fofo e delicioso.  O leite de coco deixou um sabor bem tênue de coco, que combinou divinamente com a goiabada.  Obrigada, priminha!
Ah, sim, eu adaptei um pouco, por falta de alguns ingredientes.  Mas isso é uma rotina em qualquer cozinha no stress.  E em especial na minha, já que vivo esquecendo de conferir a lista de ingredientes, de fazer o mise-em-place como manda o figurino.  Kkk Que meus profes não fiquem sabendo disto, ai, ai!
Ah, sim, e tampouco era minha intenção fazer um bolo livre de lactose, como ela fez.
Tudo bem.  Vamos à receita?  Você vai amar.

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Unte e polvilhe a forma.
Corte a goiabada em cubos e polvilhe-os com um pouquinho de farinha de arroz, para que não afundem tanto na massa.
Separe as gemas das claras e coloque as gemas no liquidificador, juntamente com o leite de coco, óleo, creme de leite e açúcar, batendo até misturar bem.  Reserve.
Em uma vasilha coloque a farinha de arroz, o fubá e misture.  Despeje a preparação líquida e misture com fouet (batedor de arame).
Bata na batedeira as claras, juntando a essência pouco antes das claras atingirem o ponto de neve.
Adicione as claras delicadamente à massa, para deixá-la aerada, juntamente com o fermento, misturando até ficar homogênea.
Despeje na forma preparada.  Coloque delicadamente os cubinhos de goiabada e afunde-os bem pouco com uma colher.
Leve ao forno preaquecido por uns 20 a 30 minutos.  Faça o teste do palito.  Espere esfriar e desenforme.
Se quiser polvilhe açúcar de confeiteiro ou coco.  Eu optei pelo açúcar.
Prepare um chá ou um café e chame a galera.  Que delícia de bolo!
Minha mãe ficou muito feliz de estar comendo com todo mundo junto.  Fica bem claro  que essa diferenciação no cardápio não é uma coisa muito bacana.  A pessoa se sente diferente.  Por isso buscar cardápios em comum acaba sendo melhor para todos, especialmente agora que estou lendo sobre o assunto e vejo que há muito a respeito da importância de diminuir o consumo de glúten, para TODAS as pessoas...
Enfim, nada como um dia depois do outro!
Tenha um lanche delicioso e até amanhã!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: