Bolinhos salgados sem glúten

Celíacos com fome, uni-vos!

Quando a fome bate na hora do lanche os celíacos costumam ter a maior dificuldade.  O que comer?  Pão?  Sempre pão?  Ainda mais pão sem glúten que, salvo raras exceções, não tem lá muita graça…
E as tentações sempre os cercam. Alguém preparando um queijo quente, comendo uma esfiha, um shawarma… aaaai, que vontade!
Por isso, elaborar ou encontrar receitas para lanches salgados sem glúten é um dos desafios e conquistas, a meu ver, dos mais relevantes para os intolerantes a essa proteína.

Salgados sem glúten

Encontrei esta receita, a da massa, no site gshow.  Como eu pretendia resolver esse problema da fome na hora do lanche de minha mãe por um bom tempo, dobrei as quantidades e renderam cerca de 30 salgados sem gluten, que congelei para uso posterior.
A proposta do site era de fazer um salgado único e deixava a escolha do recheio a gosto do leitor.  Como eu gosto muito de ricota, foi o que usei, incrementando com presunto e queijo, tomate, enfim, deixando um gostinho que lembrava pizza e que minha madrecita amou.  Não fazem ideia da alegria dela naquele dia e nos subsequentes quando podia descongelar um par desses bolinhos salgados sem glúten para a hora do lanche!

Forminhas descartáveis

O planeta que me desculpe (aaai, como me sinto fútil e inconsequente dizendo isto!), mas optei por usar forminhas de alumínio descartáveis, como as que você pode ver no site da Walmart => aqui.  Eu não tinha formas suficientes onde não grudasse a massa para fazê-las sem esse artifício.  Esse é um dos grandes problemas da humanidade, né?  Apenas olhar para o próprio umbigo…
Se você puder, portanto, use formas antiaderentes, dessas tipo para cupcake, para não usar as outras de alumínio.  É um investimento maior inicial, mas acaba valendo a longo prazo, especialmente se você tem a preocupação com o meio ambiente.  Se cada um fizer sua parte…

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Comece pelo recheio.
Rale, processe ou desmanche a ricota com as mãos.  Tire o caroço das azeitonas e pique-as.  Pique a cebola e o presunto.  A mussarela também, ou rale-a, como preferir.
Tire as sementes do tomate e pique-o.
Junte todos esses ingredientes em um bowl, mais o ovo e os temperos.  Misture e reserve.
Agora prepare a massa.
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Agora é so montar seu salgado, fazendo-o em uma travessa grande, tipo pirex, ou em porções individuais.  Neste caso, também decida se usará forminhas descartáveis, ardendo no mármore do inferno pelo dano ao meio ambiente (rsrsrs), ou em forma para cupcake. Coloque a massa nas forminhas até atingir aproximadamente metade de sua capacidade.  Deposite por cima uma colher de sopa do recheio.  Como a massa é bem líquida o recheio irá afundar se misturando à massa. Se quiser polvilhe orégano ou queijo parmesão por cima.
Acomode as forminhas em uma assadeira (tem quem o chame de tabuleiro) e leve ao forno moderado, pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos.
Coma quente, morno ou até em temperatura ambiente.  Se quiser pode congelar para ter essa delicinha em outros dias.
Bom apetite!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: