Biscotti celestiais ou biscoitos italianos

A fonte

Encontrei a receita destes biscotti celestiais no livro “Aprendiz de cozinheiro” de Bob Spitz.
É um tipo de biscoitos bastante típicos da Itália, lotados de frutas secas, crocantes por fora e ligeiramente menos crocantes em seu âmago.
O livro, auto-biográfico, descreve uma guinada na vida do autor. Ele resolve deixar para trás a rotina insatisfatória de sua vida e lançar-se na aventura de viajar para a Europa (França e Itália) para aprimorar suas habilidades culinárias.

Biscotti celestiais

Estes biscoitos, poeticamente chamados de celestiais, ficam muito saborosos.  Tive que fazer algumas adaptações na receita original, e o resultado foi muito satisfatório.  A quantidade de farinha de trigo, o corte das frutas e a forma como entrou a casca de limão (mandava coloca-la em pedaços!! Arghhhhh!)
Eles são uma delícia junto com um bom copo de leite gelado, ou acompanhando o cafezinho.  Também ficam ótimos  com sorvete ou salada de frutas.  No livro cita a possibilidade de mergulhá-los em um cálice de vinho do Porto, mas ainda não testei.  Se você o fizer, volta aqui e comenta se é bom, ok?

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Corte as frutas em pedaços não muito pequenos.  Rale por cima a casca de limão. Unte uma assadeira grande, forre com papel manteiga e unte este também.  Pré-aqueça o forno a 180◦C.
Misture em um bowl a farinha de trigo, açúcar e fermento.  Bata à parte os ovos e junte-os aos ingredientes secos.  Misture e, se a massa estiver muito úmida, adicione mais um pouco de farinha de trigo.  Deve ficar com consistência de massinha de modelar.
Junte as frutas picadas com as raspas de limão e misture para incorporar.
Passe a massa para uma superfície polvilhada, divida em três partes iguais e faça com cada uma delas um rolinho de 20 cm, aproximadamente, como se fossem salsichas.
Acomode os três na assadeira forrada e leve ao forno por meia hora.
Tire do forno, abaixe a temperatura para 130◦C.  Corte os rolinhos em fatias diagonais com 1,5 cm de largura, formando os biscoitos.
Acomode na assadeira e asse novamente por uns 20 a 25 minutos.  Espere esfriar antes de guardar.
Em recipiente fechado eles podem durar semanas!  (Apesar de que eu duvido que eles não acabem rapidinho!!)
Hummmm!
Faça um café e me chame.

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: