Biscoitos de laranja com amêndoas

Uma receita com história

Tenho esta receita de biscoitos de laranja com amêndoas há um boooom tempo, mas nunca a havia testado até agora.
É de um livro antigão, da culinarista argentina Doña Petrona C. de Gandulfo.  Quem é daquelas terras vai se lembrar dela.  Uma figuraça.  Tinha um penteado de dois metros de altura, construído à base de puro laquê!
Naquela época (eu era criança…Oh, my God!  Estou ficando antiga!) era uma das pouquíssimas pessoas com programas culinários na TV e eu, que nasci com uma colher de pau na mão, já ficava grudada na telinha, que era  em preto e branco, fascinada com as preparações.

Hora do chá

Bem, são uns biscoitinhos simples, de sabor suave.  Minha filha, que gosta de tirar um sarrinho, disse, ao prová-las, que têm gosto de nada com coisa nenhuma.  Depois deu aquela sua risada linda e gostosa e começou a tecer elogios.  São biscoitinhos delicados, crocantes, ideais para a hora do chá com as amigas.  Com ou sem laquê na cabeça.
Originalmente eram com casca de limão.  Os tererês de minha filhota e noivo acabaram com meu estoque e, por isso, parti pro plano B: usei laranja.  E gostei muito do resultado.

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Coloque sobre a mesa ou num bowl a farinha de trigo, em forma de coroa e, no centro, os demais ingredientes com exceção da clara.  Deixe a água por último, para adicioná-la aos poucos.  Misture os ingredientes formando uma massa maleável (o detalhe da foto enfiando o dedo teve a intenção de ilustrar isso.  Consegue “sentir” a massa?).
Sobre superfície enfarinhada, e com ajuda do rolo, estique a massa até deixá-la com meio centímetro de espessura.  Com cortador canelado (eu usei o meu fofo em forma de flor), corte os biscoitos.  Passe-os para a assadeira  limpa, não precisa untar (se você não sabe o que é assadeira talvez você chame esse utensílio de tabuleiro.  É a mesma coisa), pincele com a clara e coloque por cima algumas lascas de amêndoas.
Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos.  Douradas ficam ainda mais saborosas, mas não podem queimar, claro!  Principalmente porque a amêndoa tende a ficar amarga.
Prepare o chá, segure a xícara erguendo o dedo minguinho e saboreie esse momento lindo.
Beijos e até a próxima receita!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: