Batata frita no forno

Viva a batata frita!

Uma das gordices melhores que existem no mundo é a tal da batata frita.  A do tipo palito, crocantíssima, esturricadinha, deliciosa…quem resiste?  Eu não saio procurando-a, mas se ela passa na minha frente, não me escapa!
Mas que a marvada é um veneno para a saúde, ou algo bem próximo disso, todo mundo sabe e já não se discute mais.  Não adianta ficar esperando que a comunidade científica mude de opinião, como já aconteceu com o ovo e tantas outras coisas, que passam da categoria vilão para a de mocinho da noite pro dia.  Consegue imaginar a manchete: “cientistas descobrem que batata frita faz bem pra saúde”?
Aiiii, com a batata frita duvido que isso venha acontecer.
Por isso mesmo, quem decide se jogar nessa tentação, comer batata frita, o faz sabendo que cometeu um pequeno crime contra a própria saúde.

A grande descoberta

É por esse motivo que quando conheci esta versão, de batata frita no forno e, portanto, mais saudávelzinha, amei, gamei, vibrei, enlouqueci de alegria!  (Quem me ouve pensa que sou viciada em batata e não é nada disso, mas adoro exagerar um pouco).  A verdade é que ela não fica tãaaao diferente de sua prima frita, não.  Especialmente se você a faz com batata industrializada.  Claro, isso é óbvio, já que essa batata vem pré-frita.  Por outro lado, por esse mesmo motivo, não é tão leve nem saudávelzinha assim.  De todos os modos, um processo a menos de fritura já está valendo!
Esta foi minha filha que a preparou, e não tem segredo nenhum.  Quer ver?
Dá uma lidinha.
Ah, sim, é possível fazê-las com batata in natura, mas isso ainda não testei.  Vi pela internet que é sugerido polvilhá-las com farinha de trigo e regar com azeite… mmmmm, vamos ter que ver isso de perto…

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Aqueça o forno a 200°C.  Distribua as batatas em uma forma refratária que você pode untar (ainda você tem mente de gordinho) ou não (parabéns, você realmente está querendo mudar seu estilo de vida!).  Tente que elas não fiquem sobrepostas para que assem melhor.
Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.  No meio desse tempo, mexa-as para que virem e assem dos outros lados.  Pode mexer mais de uma vez.  O tempo, até que fiquem coradas, vai depender do seu forno, se tem grill, a sua potência...
Retire, sirva e saboreie à vontade, como aperitivo, junto com uma cervejinha, ou acompanhando carnes ou peixes.  Hummmm!
Você mora longe?  Me chama que vou adorar aperitivar contigo!

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: