Amendoim salgado

É impossível comer um punhado só!

Se você precisa controlar o consumo de calorias, se está de dieta e não tem força de vontade, autocontrole, disciplina no que ingere, lhe aconselho a parar a leitura por aqui.  Já.  Confie em mim.
É que este amendoim é tão gostoso, tão delicioso e viciante, que dificilmente a gente consegue comer o que a princípio pretendia.  Sabe aquele famoso “vou comer só um pouquinho”?  Pois é.  Impossível! Não vai funcionar.
Basta começar a comer e a gente vai querer pegar mais um punhado, e outro, e mais um pouquinho. Só este.  Juro que é o último! Mesmo que não tenha ninguém ao nosso lado, a  gente diz pra si mesmo.  Eu faço isso!  Porém, a gente sabe, no mais profundo de si (e nem precisa ir tão fundo assim), que é mentira e que ainda vai comer mais.

Luta inglória

Conheço essa batalha da gula versus o autocontrole diante de um pote de amendoim desde minha infância.  Verdade!
Meu pai preparava, com bastante frequência e regularidade, assadeiras de amendoim salgado e sentava na frente da televisão com um potinho, que reabastecia uma e dez vezes.  Ou mais.  Geralmente só parava quando o estoque acabava, mesmo.  E esse ritual se repetia a cada assadeira saindo do forno.
Engraçado é que, enquanto escrevo tudo isto já fui reabastecer meu potinho três vezes!! Kkk
Bem, se você nunca comeu este amendoim assim, salgadinho, deve estar achando exagero.
Prove, então, e depois me conte.

Auxiliar nas abstenções

Não sei se você já foi fumante, ou se conhece algum ex-fumante.  Pois bem, essas decididas pessoas passam alguns dias, os primeiros de abstinência, bastante ansiosos, precisando consumir coisas que substituam o cigarro indo à boca…
Nessa situação,  balinhas, crôutons, bolachinhas, chocolates, chicletes, tudo que é possível colocar na boca para mantê-la ocupada, e a pessoa distraída, acaba sendo válido.  E o amendoim salgado também entra nessa categoria.
Já o adotamos aqui em casa quando passamos por essa fase, também.  O perigo é aumentar de peso.  Por isso, inclua crudités de cenoura, salsão, frutas, enfim, outras opções menos calóricas.
No entanto é importante destacar que o amendoim, apesar de ser muito calórico, se consumido com moderação, garante saciedade por bastante tempo e, graças a algumas substâncias que contém, ajuda a conquistar a saúde cardiovascular.  Ou seja, ponto pro minduim!
E, convenhamos, junto com uma cervejinha bem gelada, é uma maravilhaaaa!

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Coloque o amendoim em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido, a 180°C, por 30 minutos.  Nesse interim prepare uma salmoura misturando a água e o sal.
Passados dez a quinze minutos, tire o amendoim do forno e mexa com colher, para que tostem de forma homogênea.
Quando houver passado a meia hora, tire novamente do forno e molhe com a salmoura, mexendo com colher.
Leve de volta ao forno e deixe por uns dez a quinze minutos, para que seque.
Cuide para que não escureça, pois fica amargo.  Lembre-se que cada forno tem sua personalidade.  Por isso, fique de olho!
Espere esfriar completamente antes de consumir.
Se sobrar, guarde em pote fechado.

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: