Pão de linhaça e aveia

Uma escolha inteligente

Se você não tem restrição alimentar nem optou por uma dieta pobre em carboidratos, preste muita atenção.  Comer pão é bom demais, mas é possível fazer uma seleção de QUAL TIPO de pão a gente vai consumir.  Pães integrais, como este pão de linhaça e aveia, com alto teor de fibras e diversos nutrientes presentes nas sementes dos cereais, fazem do consumo do pão um aliado na alimentação e não apenas um sabotador de dietas.

Paixão congênita

Eu adoro pão.  Gosto de comer e amo fazer.  Deve ter algum componente de vidas pregressas, algo assim, sei lá.  Quando penso que nunca vi minha mãe nem minha avó fazerem pão… me pergunto de onde vem tamanho gosto por fazer aquilo?  Sim, porque é comum que as pessoas que fazem bolos, pães ou outras coisas no gênero relatem que aprenderam com as mães, ou avós… Eu não.  Isso nasceu em mim.  Nasceu comigo.
É realmente prazeroso misturar farinhas, derramar os líquidos, mexer, sovar, ver a massa crescer.  E o que dizer da hora em que o cheiro de pão assando começa a tomar conta da cozinha e da casa?  Ahhhh, delícia!
Só não faço mais pães porque tenho poucas pessoas para comê-los aqui em casa…

Aveia e linhaça

Aveia e linhaça são cereais que sempre consumimos aqui em casa.  Com frutas, no iogurte, na tapioca, em bolos… Por isso, resolvi juntá-los neste pão, pensando que se a aveia e a linhaça são boas em separado, imagina combiná-las numa mesma refeição.
Este pão de linhaça e aveia é maravilhoso e sacia de forma incrível.  Também! Dá uma olhada nos ingredientes! Ambos cereais são ricos em fibras, sendo que a linhaça tem quatro vezes mais! Controle do colesterol, bom funcionamento do intestino, combate e prevenção do câncer, melhora da pele, enfim! E ainda ajudam a emagrecer, por conta da saciedade.
Muitas maravilhas e, o que é melhor, ficou delicioso!

 

Classificação da Receita

  • (0 /5)
  • (0 Classificação)

Instruções

Coloque duas xícaras de farinha de trigo e todas as outras farinhas e açúcar em uma vasilha.  Adicione o fermento, misture, junte o óleo, ovo, água morna e mexa.
Amasse e vá juntando a outra ½ xícara de farinha de trigo, sovando bem.
Deixe crescer até dobrar de volume (leva uns 40 minutos).  Em dias mais frios, como os atuais agora na região sul do País, pode levar mais tempo.  Você pode dar uma mãozinha ao processo colocando a vasilha dentro do forno desligado, junto com uma panelinha com água quente para emanar vapor e calor.
Amasse, divida em duas formas untadas, dando formato de pão e deixe crescer novamente.
Leve para assar em forno preaquecido até dourar, por uns 35 minutos.
Saboreie com a tranquilidade de estar se nutrindo bem.

Sobre o Chef

Diana Marília

Texto sobre quem escreve

Você também vai gostar de: